segunda-feira, 25 de maio de 2009

Conheça São Paulo! Parque da Independência


Já desde outubro de 2007 estou morando em São Paulo. Vim para fazer doutorado e, apesar de ser uma fã de museus, ainda não tive nem tempo nem ânimo de conhecer a cidade. Algumas semanas atrás, por livre e espontânea "pressão", resolvi criar um projeto pessoal "Conheça São Paulo". Um dos locais que escolhi visitar foi o Museu do Ipiranga, local onde Dom Pedro soltou o famoso grito da Independência.
Ah, como algumas decisões são acertadas! O Museu do Ipiranga é simplesmente sensacional, uma verdadeira obra prima em SP. Senti até um pouco de vergonha de não ter arrumado tempo antes, para conhecer todo o Parque da Independência.
O museu pertence à Universidade de São Paulo e tem no seu acervo objetos, obras de arte e mobiliário de relevância histórica. A obra mais conhecida é o quadro de 1888 "Independência ou Morte", do artista Pedro Américo. Realmente, chega a dar um friozinho na barriga ao entrar numa das salas e se deparar com uma pintura de parede inteira... perfeita!


A arquitetura do Museu também enche os olhos. A escadaria interna representa o Rio Tietê, que foi de onde os Bandeirantes partiram, e por toda a sua extensão existem esferas com água dos rios desbravados, como o Paraná e Amazonas. Estátuas dos bandeirantes também estão dispostas na escadaria.

O Parque da Independência, onde fica o Museu, também apresenta outras surpresas. Os jardins belíssimos são inspirados em jardins franceses, como os de Versailles. No fim do parque há um enorme "Monumento à Independência" e por perto fica a Casa do Grito, que foi tombada, reformada e hoje abriga algumas exposições.

O Parque da Independência, além do seu valor histórico, serve de local de fuga para muitos paulistanos que fazem caminhadas por suas trilhas, tentando esquecer um pouco a loucura da cidade grande.

1 comentários:

Vinícius disse... [Responder comentário]

Deu vontade de conhecer '-'


Me leva lá algum dia?!?!

Related Posts with Thumbnails