segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conheça São Paulo! Festa da Achiropita

Em agosto começa uma festa tradicional em SP, no bairro do Bixiga, que reúne cerca de 20 mil pessoas por noite. A Festa da Achiropita é realizada em homenagem à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, e já está na sua 82a edição. Tudo começou com a chegada de imigrantes calabreses na região, no século passado, e a festa/celebração, que no começo servia como uma fonte de renda para a construção da paróquia, cresceu tanto que hoje conta com cerca de 900 voluntários. Boa parte do que é arrecadado vai para as obras sociais da igreja, que leva o mesmo nome da padroeira.

É claro que esse ano eu não poderia deixar de ir. E fui mesmo conferir. Ano passado enrolei e dei a desculpa de que estava chovendo e bla bla bla... mas esse ano, apesar do frio de matar gente, eu saí que nem um esquimó pensando: Tomara que valha a pena! E valeu muito!

As ruas onde acontecem o evento ficam lotadas, em alguns pontos intransitáveis. Me lembrou bastante a multidão nos carnavais de rua de Minas Gerais. Barracas (uma atrás da outra) vendem todo tipo de comida maravilhosa: macarrão, fogazza, fricazza, pizza, polenta a bolonhesa, pão com linguiça calabresa e por aí vai. Isso sem falar nos doces. E tudo num preço pagável, variando de 1 a 4 reais. Dá um desespero.. uma vontade de chegar na barraca e dizer "eu quero um de cada... caprichado hein"!

Um auto-falante vai tentando ajudar a multidão, avisando de barracas menos lotadas, da celebração da missa que vai acontecer a tal horas e também tem a música italiana.

Obviamente depois de algumas horas a gente começa a fizar meio zonzo de tanta gente e tanto barulho, mas sem a menor dúvida que é uma festa animada e que vale a pena, nem que seja pra comer e sair de lá rolando para casa!

OBS: A festa ocorre nos finais de semana do mês de agosto e vale a pena ir logo quando começa, à 18 horas, pra dar tempo de comer mais!

Related Posts with Thumbnails