sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os Cisnes de Leonardo

Parece que aqui em BH eu passo os dias lendo. Mas é algo que eu faço constantemente mesmo. De férias, então, eu fico longas horas com um livro na mão. Acabei de ler "Os Cisnes de Leonardo", um romance baseado em fatos históricos. A história do ducado de Milão, suas fofocas, suas guerras, seus personagens são todos focados e envoltos numa história intrincada, em que as criações do artista Leonardo da Vinci vão se apresentando. A história é bem interessante! No fim do livro existe uma breve descrição do que ocorreu a cada um dos personagens principais, assim como o local de exposição de algumas obras de DaVinci esmiuçadas no livro. Fazendo uma breve pesquisa (viva o Google e a Wikipedia!) descobri que uma boa parte delas se encontra no Louvre, o que me deixou animada com a possibilidade de visitá-las em outubro (se tudo der certo, dedos cruzados!!!). Independente de onde estão expostas, as seguintes obras de arte recebem destaque na ficção:

Dama com Arminho - Em exposição no museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia

La Belle Ferronière - Em exposição no museu do Louvre, Paris

A Última Ceia - Parede do refeitório de Santa Maria delle Grazie, Milão

Isabella D'Este - Em exposição no museu do Louvre, Paris

Mona Lisa - Em exposição no museu do Louvre, Paris

Obviamente, na minha cabeça pouco artística, eu imaginava tudo muito mais lindo (baseada na descrição detalhada do livro). Mas saber um pouco do contexto no qual essas obras foram geradas cria uma certa expectativa para o encontro "cara a quadro".

1 comentários:

Gislene disse... [Responder comentário]

BEM INTERESSANTE!
GOSTO MUITO DO LEONARDO DA VINCI, REALMENTE É UM DOS POUCOS GÊNIOS DA HUMANIDADE, UM ARTISTA COMPLETO, ESTUDOU ANATOMIA, BOTÂNICA, CRIOU GRANDES MAQUINÁRIOS BEM AVANÇADOS PARA SUA ÉPOCA, PINTURAS ENIGMÁTICAS E GRANDIOSAS, E MUITO MAIS. MEU FILHO SE CHAMA LEONARDO EM HOMENAGEM A ESTE GRANDE MESTRE DA HUMANIDADE! UM BEIJO, GISLENE.

Related Posts with Thumbnails