sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Arrivederci Roma!



O meu segundo dia em Roma amanheceu em meio a uma tempestade medonha. Mas como o tempo se manteve bom durante toda a viagem, dessa vez não foi diferente. Saímos até bem arrumadinhas, com duas blusas de frio, de bota, cheirosinhas. Lá pro meio do dia estávamos como um husky siberiano no deserto do Saara.

O nosso roteiro incluía pegar várias vezes o ônibus que dava voltas e voltas por Roma. A primeira parada de hoje seria grandiosa: O Coliseu! E bota grandioso nisso. Porque o Coliseu é algo que todo mundo já ouviu falar, já viu em fotos, mas o Coliseu ao vivo é outra coisa. Já vi tanta gente dizer que ele nem é tãooo legal assim, é só um monte de pedra, etc e tal, que cheguei a acreditar que era só dar uma passadinha, tirar uma foto pra desencargo de consciência e pronto. O problema é que eu gosto de saber a história por trás das coisas. E o Coliseu é um prato cheio pra pessoas como eu! Pra mim não é só pedra, eu tentava imaginar direitinho tudo que tinha acontecido ali, todas as barbaridades que se desenrolaram naquele local em nome da "diversão e entretenimento" e por aí vai. De lá fomos ver o Forum Romano que também é sensacional. Além do local ser lindo e gigante, dá pra imaginar direitinho como era antes. Era tudo muito grandioso! Gastamos uma manhã inteira nesses dois pontos. Tiramos foto até o dedo doer. E ficamos ainda um bom tempo passeando pelos arredores. Infelizmente não tínhamos tempo de visitar outros museus, pois ainda tinha muita coisa interessantíssima pra ver e só mais algumas horas para tanto. Fomos então para La Bocca della Verità, ou a boca da verdade, que fica na parede em frente à Igreja Santa Maria in Cosmedin. Diz a lenda que se você colocar a mão na boca dessa escultura feita em mármore e contar uma mentirinha que seja, sua mão já era. A boca literalmente se fecha e arranca a mãozinha. Óbvio que existe uma fila pra tirar foto com a mãe na Boca da Verdade. E claro que tem que pagar. Tudo bem. Fui lá e tirei a foto, mas por via das dúvidas não pensei em nada. Dalí seguimos para a rua "chiquetésima" de Roma: Via Veneto. É verdade que vale o passeio, porque é tudo bonitinho, chiquezinho, com lojinhas super carinhas, mas é interessante ver a diferença dalí pro resto da cidade. Saindo de lá, nos perdemos várias vezes até chegar na Piazza di Spagna, onde conhecemos os famosos Spanish Steps. Não foi tão legal assim. Parecia feira de domingo: a coisa mais lotada do mundo! Saímos correndo dalí. Nossa próxima parada foi um dos locais que eu sempre quis conhecer: a Fontana di Trevi. Seja no filme "La Dolce Vita", ou até mesmo no ótimo "Elsa y Fred", a Fontana de Trevi aparece como um destaque. E na minha cabeça ficava a imagem daquele lugar ermo, onde se chega por uma ruazinha estreita, com uma fonte enorme de água azul. Como sempre, a imagem romântica da nossa cabeça nunca é exatamente como a realidade. A Fontana di Trevi também é entupida de gente! Enquanto eu e Letícia nos matávamos para tentar tirar uma foto da fonte, eu também tentava procurar um café que minha cunhada tanto falou. Ela me disse que alí ao lado estava a sorveteria que sempre ganha o prêmio de melhor sorvete de Roma. Mas encontrei 4 cafés. Todos vendiam sorvete. Escolhi um deles e pus na minha cabeça que devia ser o certo. E sem dúvida foi o melhor sorvete de Cereja que eu já tomei. Fomos então pro Pantheon. Ele estava aberto, mas uma missa estava sendo celebrada. A entrada só seria liberada as 18 horas. Consultamos o relógio, fizemos uns cálculos. Teríamos uns 5 minutos para entrar, ver tudo e sair desesperadas para pegar o último ônibus para voltar o hotel. E então seria o fim do nosso tour por Roma. O que nós não esperávamos era que uma multidão GIGANTE iria se formar ao nosso redor. Quando abriram as portas para o Pantheon, aquela massa humana começou a se mover, e eu gritava: Pelo amor de Deus Letícia, segue o fluxo e não cai, senão a gente morre pisoteada! Até gravei a cena com minha câmera! Desnecessário dizer que o Pantheon é lindo de morrer! E lá está a tumba de Rafael, que foi devidamente fotografada!

Roma foi assim, algo caliente nessa viagem! A zona de Roma é meio viciante. Deu uma saudade enorme deixar aquela cidade-museu pra trás. Mas Veneza nos esperava. E em Veneza o verdadeiro motivo da minha viagem. O Congresso que eu esperei por 2 anos! Mas isso só no próximo post.

Coliseu


Por dentro do Coliseu

Fórum Romano


La Bocca della Verità


Piazza di Spagna


Fontana di Trevi


Pouca gente na Fontana di Trevi


Pantheon

1 comentários:

Vini disse... [Responder comentário]

Muito bom! *.*

Posta logo o próximo!!

Related Posts with Thumbnails