segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Insônia"

No geral eu levo uma vida bem normal. Trabalho de segunda a sexta, às vezes finais de semana. Estudo pro meu doutorado e pro espanhol. Tento aproveitar certos momentos de lazer, sair com amigos, fico insuportavelmente cansada em alguns dias e extremamente animada em outros. Basicamente o meu dia a dia se repete, assim como o de todo mundo. Mas, às vezes, eu encontro algo que prende a minha atenção de uma certa forma que se torna praticamente um vício. E sempre que isso acontece eu já sei que boa parte da minha rotina será transformada, para que eu consiga "viver" um pouco essa novidade. Ler é algo que eu realmente gosto. Literatura provavelmente é a grande paixão da minha vida, empatando talvez com a Biologia. Só que as vezes eu encontro um livro, um específico, que me prende de um jeito que eu simplesmente não consigo parar. Só paro quando terminar de ler tudo. Muitas vezes eu até tento dar uma pausa, para que eu possa dormir, mas sempre acordo algumas horas depois e preciso ir até o fim da leitura. Se o livro tem uma sequência, então, o frenesi de ler chega a me deixar cansada. Eu admito, gosto de ler praticamente tudo. Desde os clássicos até coisas mais recentes, biografias, ficção científica, romance, literatura de horror/suspense e também livros infanto-juvenis. E tenho que confessar que adoro literatura fantasiosa. Ler O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Eragon, As Brumas de Avalon, Encontro com Rama, 2001 Uma Odisséia no Espaço, O Historiador, entre outros, foi complicadíssimo. Isso porque eu passava a noite inteira lendo.

Já havia algum tempo que isso não acontecia. Acho que alguns anos até. Mas recentemente eu resolvi baixar audiobooks, com o singelo intuito de me distrair no caminho que faço casa-USP-casa. Demoro pelo menos uns 25 minutos por trecho. Era só isso, tornar o caminho mais interessante. Por isso baixei o audiobook do livro Eldest, que é uma aventurazinha infanto-juvenil fácil de acompanhar, já que pego áudios em inglês. Reparei que comecei a ouvir mais do que planejado. Escutava também no caminho pro espanhol, pro supermercado, pro salão de beleza, pra casa da minha tia. Quando o livro acabou, pensei: Legal, vou pegar algo então que seja bem fácil, que não precise pensar muito. Baixei a saga Crepúsculo, tão na moda hoje em dia. Achei que ia detestar, mas realmente eu criei um monstro! Tô me sentindo a pessoa mais adolescente do mundo, por gostar de um livro bobo desses! Ouvi o primeiro livro em 3 dias. O segundo eu comecei a ouvir as 10 horas da manhã do sábado. Parei para almoçar, jantar tomar banho e ir ao mercado. Só. Quando a meia noite chegou eu pensei: "Vou apagar a luz do quarto e assim que tiver sono é só desligar o mp4". Quando reparei já eram 3 da manhã e eu bem acordada. Resolvi que ia escutar só mais um pouquinho. Às 8 da manhã eu terminava o audiolivro. Apertei o off do aparelho e desabei de sono. Acordei 4 horas depois pensando em começar o terceiro livro. Resolvi sair de casa antes que a vontade me fizesse virar outro dia ouvindo o áudio.

Então é isso. Do nada esse vício apareceu e me pegou desprevenida! Estou tentando me controlar, pensando que a cada coisa relevante que eu fizer no dia, seja de trabalho, seja coisa doméstica, eu posso ouvir mais um capítulo. Só assim, pra eu ser produtiva, no momento! E agora, dá licença que esse post já me valeu dois capítulos bônus!







OBS: Eu sei que as músicas parecem estar um pouco fora de sincronia com o post, mas é que o audiolivro atual tem tudo a ver com elas. E as duas são tão lindas...

2 comentários:

Vini disse... [Responder comentário]

Gente... Nunca vi alguém tão viciado em algo... PQP!
Totalmente viciou no Crepúsculo ><

Sara disse... [Responder comentário]

Ainda nao aderi ao hábito dos "audiobook", mas adoro ler :) E connheco bem esse sentimento óptimo de comecar a ler e só parar na última página...

Related Posts with Thumbnails