sábado, 12 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

E o ano já está no fim! Quem diria que tudo seria como foi! Quando comecei esse ano, não sabia que o Carnaval marcaria o fim de uma época numa cidade chamada Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Lá eu morei até os 4 anos de idade. E foi lá pra perto que eu fui, em 2006-2007, trabalhar como professora. Meu avô morava lá. Mas agora que ele já se foi, a cidade não possui mais o atrativo de antes. O Carnaval foi realmente um "tchau", um "até logo", porque não consegui mais encontrar o sossego de sempre naquela casa grande. A verdade é que a ausência incomoda. Esse ano eu também consegui me superar ao passar na matéria mais temida/chata do meu doutorado. Foi uma vitória de verdade, a certeza de que eu consegui vencer em algo que sempre me considerei fraca. Da mesma forma, tive a chance de revisitar um congresso que marcou o meu período de aluna de Ciências Biológicas da UFMG, o SBBq. Tenho que admitir que não foi tão interessante assim. Acho que hoje procuro informações mais específicas, mais focadas no meu trabalho. E essa certeza veio com a chance de conhecer a Europa! Sem dúvida uma viagem para ser lembrada, pro resto da vida. O Congresso que aconteceu por lá me deixou extremamente satisfeita. Foi a certeza de que o caminho que eu escolhi é o certo! Esse também foi o ano da virada dos 30 e de todo o desconforto que isso me causou. Fazer o que... o tempo não para. Ano bom pra amizades também, novas e antigas. Um ano a mais, tão diferente dos outros em suas surpresas, tão igual em sua rotina. De 2010 eu não tenho idéia. Sei que continuo em SP, na USP, no meu apartamento. Sei que passarei férias em BH. Ou pelo menos espero. Mas não sei do meu próximo Carnaval. Não sei dos futuros amigos ou dos antigos que ressurgirão. Não sei que livros vou ler nem que oportunidades vão aparecer. A única certeza é que eu estou ávida pra aprender, pra viver o que o futuro me reserva, seja bom ou mau, porque tudo isso vai me levar à pessoa que eu serei em um ano. Assim como hoje eu sou o resultado de todas as experiências passadas, de todos os certos e errados, dessa cascata inevitável de eventos.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails