quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Utopia



Eu quero viver em uma cidade onde eu possa torcer para chover à noite, porque não há nada mais gostoso do que dormir fresquinha numa noite de verão, mas na cidade onde eu vivo, quando chove, tudo inunda. E enquanto eu durmo o sono dos anjos um monte de gente cai em tristeza, perde casa e família, perde sonhos erguidos a duras penas. E toda manhã, após uma noite de chuva, na qual eu invariavelmente dormi bem, eu ligo a TV e vejo imagens de tragédias anunciadas, de gente que, diferente de mim, não sente prazer algum com as chuvas noturnas. E eu me sinto mal por ter dormido tão bem numa noite em que tantos chegaram ao fundo do poço. E pior ainda, por inconscientemente desejar o frescor da chuva na minha janela.

Eu quero viver em uma cidade onde, ao acordar após uma noite de chuva, eu saia de casa e só veja o chão molhado e as plantas mais verdes, eu ligue a TV e só encontre notícias de dias comuns, inalteradas pela meteorologia. Mas a cidade onde vivo é uma selva de pedras, com seu ritmo próprio, com suas calamidades previstas, praticamente indomada, onde sempre há de haver gente que perdeu casa, gente que perdeu esperança, gente que perdeu a vida, após uma simples noite de chuva.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje eu acordei e a notícia estava lá: "Estado de emergência. Não saiam de casa. Não tentem pegar as marginais. Chuva mata 3 pessoas. Avenidas e ruas inundadas". Uma história que se repete cada vez mais frequentemente em São Paulo.

4 comentários:

entremares disse... [Responder comentário]

Ana Lucia,

Eu vivo numa cidade onde pode chover à noite, sem que na manhã seginte apareçam essas noticias na TV. E é verdade, nunca pensei nesse facto.. até agora, por estares a falar dele.

Só demonstra o quanto comodistas somos. Estando bem, pensamos que é automático que os outros também o estejam.

E não é verdade, não é mesmo verdade de todo.

Beijos.
Rolando

Bia disse... [Responder comentário]

Acho que quase todas as cidades estão com algum probleminha relacionado ao tempo. Ou muita neve e frio, ou seca, ou chuva... Aquecimento Global! Tá na hora de cuidarmos mais do nosso planeta. Será que ainda dá tempo?

Luciana disse... [Responder comentário]

Compartilho do mesmo sentimento Ana! As vezes me sinto mal por adorar chuva... por ler um livro ouvindo o barulho da chuva e achar isso lindo!!!! É triste!

Vini disse... [Responder comentário]

Vem pra cá ;}

Related Posts with Thumbnails