sábado, 20 de fevereiro de 2010

Desventuras em Série

Além de gostar muito de ler, eu sempre adorei livros infanto-juvenis. Acho que isso nunca vai mudar e eu gostaria de ter imaginação para conseguir escrever uma história como as que eu leio. Uma dica para quem também gosta desse tipo de livro é a coleção Desventuras em Série ("A Series of Unfortunate Events"). São 13 livros, cada um com 13 capítulos que conta a história dos irmãos Baudelaire. Os três irmãos ficam órfãos logo no começo da série e vão passando por diferentes tutores ao longo de cada livro até compreenderem que existe um mistério enorme que envolve a morte dos seus pais.Os livros, apesar de completamente impossíveis, são inteligentes, interessantes e empolgantes, e valem a pena! Cada episódio da saga começa com uma dedicatória para uma certa "Beatrice", que se revela alguém importante no decorrer da história, e um aviso do autor, dizendo que melhor seria se o leitor fechasse aquele livro e fosse fazer algo que pudesse ser prazeroso, já que o mesmo não será, de maneira alguma. E ao final, uma "carta para o editor", onde o autor conta da dificuldade de entregar o manuscrito que conta as próximas aventuras dos órfãos Baudelaire. É impossível não se apegar a Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. E, o mais interessante, em todos os livros existem referências a obras já escritas e ao "mundo real" e sua "crueldade".

"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro
livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz,
como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos
felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o
que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire cuja história está aqui contada.
Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e
desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que
atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero: Lamento ter que dizer isso a
vocês, mas o enredo é assim, fazer o quê?"
(Abertura do livro 1- Mau Começo - Desventuras em Série, de Lemony Snicket)

Um filme foi feito com as aventuras dos 3 primeiros livros, onde o ator Jim Carrey viveu o vilão da história. Obviamente esse filme não chega nem aos pés da história original!

OBS: Descobri só agora que os livros são também ilustrados. Como eu ouvi os audiobooks, perdi toda a diversão dos desenhos!

Related Posts with Thumbnails