domingo, 18 de abril de 2010

A liberdade alheia

"A sua liberdade termina quando começa a liberdade do outro". Tá... no papel essa frase é de efeito... funciona que é uma beleza... mas na vida real...

Como saber quando termina a sua liberdade e quando começa a do outro se você, por exemplo, mora em um prédio? Como saber se você não está passando dos limites ou engolindo sapos desnecessários? Eu sou meio surda desligada. Essa é a única explicação que vejo para o fato de pouquíssimos barulhos me estressarem. Se estou dormindo e um alarme de carro dispara no meio da noite, eu continuo dormindo. E se por um acaso acordo, vejo que é só um alarme e volto a dormir. Da mesma forma, se o vizinho de cima toma banho de madrugada e o barulho de água corrente invade a minha casa, eu nem percebo. Se ele canta "O sole mio" no chuveiro, dá 15 descargas seguidas ou usa o liquidificador à noite, pra mim tanto faz. Não me incomoda em nada barulhos que acabam em pouco tempo. Mas aqui no meu prédio tem algumas coisas que simplesmente me tiram do sério... são absurdas, deveriam ser proibidas, tem que ter uma lei "aplicável" contra isso! 

A primeira coisa é um barulho baixo, mas constante, que aparece de tempos em tempos. Logo no começo, eu achava que era no prédio ao lado, como se fosse um barulho de portão eletrônico de garagem se abrindo e se fechando. Logo logo percebi que não podia ser isso, já que era rápido demais. Com o passar do tempo, fui reparando que, junto com o barulho, vinha uma vibração de fundo, quase imperceptível, mas constante. "Quase imperceptível" no começo. Depois de algumas vezes eu já a percebo mesmo dormindo e isso me irrita de um tanto, que nem dá pra explicar. Aqui em casa, chegamos à conclusão que é uma máquina de costura. Só pode ser. Daquelas antigas. E o pior. Está no nosso prédio, não sei se acima ou abaixo, pois o som e a vibração vem de todos os lugares. O mais horrível de tudo é que a pessoa maldita senta e fica umas boas horas seguidas costurando. Às vezes eu acordo num sábado ou domingo, às 8 da manhã, ou menos, com esse barulho. Vocês devem imaginar o que é acordar completamente estressada num final de semana, depois de ter trabalhado a semana toda e estar exausta.

A segunda coisa irritante é o fato de alguns pais acharem que é uma boa idéia dar uma guitarra para o filho(a). Porquê, eu me pergunto...PORQUÊ????? Eu devo ter colado chiclete na cruz mesmo, essa é a razão. Será que as pessoas não pensam que som alto atrapalha o prédio inteiro?? Tá certo que o dono da guitarra só a toca em horário "comercial", mas imaginem-se num sábado/domingo, à tarde, querendo dormir ou ler ou ver um filme... ou pior, querendo estudar... e começa um som horroroso de guitarra mal tocada. Repetitivo. Desgastante. Cansativo. 

Por fim, tem gente tão sem noção, mas tão sem noção, que resolve fazer uma reforma MEGA barulhenta, começando 8 da manhã num fim de semana. Não tem sentido. Acordar cedo assim com barulho de britadeira é o inferno. Gente educada não faz isso com os outros. E não venham me dizer que pode, porque está nas regras do condomínio. Eu pouco me importo se uma coisa assim está nas regras ou não. Pode até falar lá que antes disso não deve ter barulho, nem depois das 22, mas com certeza não fala que é aceitável um barulho DESSA ALTURA! E a criatura cretina que fez a reforma, deixou a britadeira (ou seja lá o que for) ligada até umas 10 da manhã. E depois desligou. Ao mesmo tempo que deu alívio, deu mais raiva ainda. Se ela só ia usar por pouco tempo, porque não deixou o resto do condomínio acordar de forma decente???

Coisas de gente "civilizada" tentando "conviver".

1 comentários:

Sara disse... [Responder comentário]

Ana... compreendo o seu caso, no meu prédio tb há disso :S

mas em relacao á pessoa que toca viola, me lembrei de uma piada bem antiga: Um pai chega a casa e tem os vizinho á porta com um envelope na mao! Ele desconfiado pergunta o que é que se passa, os vizinhos respondem... que se juntaram todos e conseguiram o dinheiro suficiente para um curso completo de aula de violino para a filha dele!!!

Tem de fazer o mesmo ;)

Uma boa semana!

Related Posts with Thumbnails