sexta-feira, 4 de junho de 2010

Qualificando...

Quando você entra no doutorado, depois de TANTOS anos estudando, te contam que após os dois primeiros anos você precisa passar por um processo que se chama "Qualificação de Doutorado". Isso mesmo. Depois de trocentos anos estudando e se matando, eles ainda têm a CARA DE PAU de dizer que AGORA você está pronto para se tornar uma pessoa qualificada. Quer dizer então, que eu era uma desqualificada qualquer, é?? 
Brincadeiras à parte, a qualificação de doutorado é como se fosse a defesa do seu projeto, só que ela acontece ainda no meio do doutoramento (aqui na USP é assim, cada lugar tem suas regras). Dizem as más línguas, que passar na qualificação de doutorado é mais difícil do que defender o dito cujo,  ao final de quatro anos. Isso porque 3 professores são escolhidos para fazerem uma sabatina no aluno. E eles perguntam tudo, com o objetivo de avaliar o estudante e o projeto. Querem ver o quanto você sabe, se sabe pensar e desenvolver o estudo, se tem autonomia e cabeça de cientista, enfim, eles te pegam, reviram, fuçam tudo e mais um pouco e no fim dizem "passou" ou "tente outra vez". Onde eu estudo, também tem um adicional.: aqui eles são instruídos a perguntarem Bioquímica Básica. Na teoria, quem ganha o título dessa pós-graduação, vira Doutor em Ciências, então eles querem ter certeza que a pessoa faz por merecer. Resumindo, é um terror psicológico IMENSO. E é claro que existem as milhares de '"lendas urbanas" sobre o assunto. Fala-se de bancas aterrorizantes, de professores que perguntam coisas absurdas, que te fazem desenhar mil e uma coisas no quadro, que te pressionam até o ponto do aluno chorar chamando pela mãe, e por aí vai. Mas eu prefiro acreditar que um aluno bem preparado tem poucas chances de não-passar.
Essa conversa mole toda foi só para dizer que esse mês eu fiz o pedido de qualificação de doutorado e a minha banca de professores já saiu. No geral, posso dizer que apesar de ser uma banca que vai exigir muito conhecimento, parece ser uma que também é bastante justa e que pode contribuir significativamente para o crescimento do meu projeto. Bom... é isso! Agora tenho até 4 meses para marcar o dia D da sabatina. Acho que vou tentar marcar logo para Agosto, para ficar livre!
E haja reza brava, noites reviradas estudando, férias em BH que passarei lendo artigos, crises de pânico! Mas, como sempre... faz parte!

-------------------------------------------------------------------------------------------
Tinha esquecido de comentar aqui, mas assisti ao filme/documentário Buena Vista Social Club e adorei! Achei fofíssimos os senhores que faziam parte do Buena Vista. E as músicas, muito muito boas!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails