sexta-feira, 16 de julho de 2010

Momento cozinha para iniciantes: Panqueca americana de banana!

Nem tudo está perdido! Apesar de ser uma negação na cozinha, volta e meia eu encontro uma receita tão fácil... mas tão fácil... e tão boa que até alguém como eu poderia passar como uma cozinheira "versátil"! Uns dias atrás estava eu passeando pelo blog da Tati, o Panelaterapia, quando encontrei uma receita de panqueca de banana. Eu simplesmente amo receitas com banana. Para mim, não há fruta mais "versátil" (gostei da palavra)! E não eram meras panquecas... ahh não. Eram panquecas americanas. Elas levam fermento e ficam fofinhas e aeradas. Quando estive nos Estados Unidos, comia muitas parecidas com essas (não eram de banana) com um pouco de "Maple Syrup" por cima. Para quem nunca ouviu falar disso, a tradução correta seria "Xarope de Bordo" ou "Xarope de Ácer", que é algo que lembraria um melzinho. É bem doce e muito usado nos Estados Unidos e Canadá para ser comido junto com panquecas e muffins. Mas voltando à panqueca de banana que eu achei no Panelaterapia. A receita era completamente possível de ser feita... e olha que para mim isso é raro de encontrar. Tomei coragem, comprei o que precisava e fui encarar a cozinha. Fiz tudo no liquidificador, nem sei se era para fazer assim, mas deu certo! Abaixo segue a receita do jeitinho que está lá no blog da Tati:

"Amasse com o garfo 2 bananas nanicas, some 1 ovo, 6 colheres (de sopa) de açúcar, 9 colheres (de sopa) de farinha de trigo, 1 colher (de sopa) de fermento em pó, 3 gotinhas de baunilha (opcional) e 1/3 xícara de leite. Misture tudo e a massa está prontinha! 

Agora basta untar uma frigideira antiaderente com um tiquinho de óleo e fazer as panquequinhas. Para cada panqueca, coloquei 2 colheres de sopa de massa. Use fogo baixo ok?

No final é só polvilhar açúcar e canela. Dizem as "boas línguas" que com brigadeiro ou doce de leite fica um escândalo!"

Aí, eu, que sou culinariamente ousada (para não dizer incompetente), mudei algumas coisinhas. Primeiro que eu bati tudo no liquidificador, como falei acima. Segundo que pus só uma colher de chá de fermento. Não ficaram tão super fofíssimas como as dela, mas ficaram beeeem macias! E por fim, coloquei diferentes quantidades de massa para testar. Fiz panquequinhas e panqueconas. Gostei mais das grandes, ficam mais de "encher os olhos"! Comi assim, pura mesmo, só com açúcar e canela. Mas com certeza com qualquer coberturinha deve ficar uma coisa pecaminosa!

A minha pilha de panquecas não ficou MUITO bonita, mas estava tão gostosa... ai ai, enchi o bucho! 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails