sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Torre Negra - Stephen King

Já faz um tempinho que li a saga "A Torre Negra", de Stephen King. São 7 livros que formam uma série completamente diferente de tudo que já vi. Falem o que for de S. King: que não é um escritor tão bom assim, que abusa do grotesco e do terrorzão, que escreve só para ganhar dinheiro e não se preocupa com a qualidade... por mim podem falar qualquer coisa. A verdade é que os livros de Stephen King nos prendem mesmo pela bizarrice do enredo. Eu gosto sim dele, apesar de saber que não é nenhum gênio da literatura.
Voltando à Torre Negra, essa é uma sequência de livros muito significativa para o próprio autor. Tudo começou quando King se apaixonou pela saga do "Senhor dos Anéis", de Tolkien. Ele ficou tão impressionado pelo universo Tolkeniano que escrever algo que fosse meramente rico e vasto como aqueles livros se tornou uma obsessão. Isso associado à sua admiração pelo poema "Childe Roland to the Dark Tower Came", de Robert Browning, foi a inspiração necessária para que a história fosse para o papel. Com 19 anos (um número que é exaustivamente repetido em sua obra), S. King começou a escrever o primeiro livro da série, chamado "O Pistoleiro". Ele próprio admite que esse foi o livro mais confuso e difícil de todos. Foi publicado em 1982 e passaram-se 25 anos até que o sétimo volume fosse lançado. Se contarmos do primeiro rascunho, foram 33 anos. Obviamente é uma saga que não chega aos pés de "O Senhor dos Anéis", mas tem um grande valor, principalmente por conter o que há de "melhor" e de mais trabalhado da obra desse autor. Na verdade, o próprio S. King já admitiu diversas vezes que tudo o que escreveu foi apenas um treino para colocar no papel "A Torre Negra". A série, que é o seu xodó, contém todo tipo de conexões com outras obras importantes dele. Na "Torre" estão referências explícitas aos seguintes livros: "Os Olhos do Dragão", "Salem's Lot", "The Stand", "It", "O Talismã", "Rose Madder", "Insônia", "Desperation", "Saco de Ossos", "Hearts in Atlantis", "À Espera de um Milagre", "Black House", "Buick 8", "The Regulators", "Tripulação de Esqueletos", "Everything's Eventual", "Blaze". Em alguns casos, personagens desse livros são transportados para a história da Torre Negra, levando a uma associação de obras e protagonistas cada vez maior. Em um determinado momento, o próprio Stephen King participa da trama.
É uma série confusa, forçada em várias passagens, cansativa em outras, mas na maior parte do tempo interessante pelo seu conteúdo fantástico e estranhíssimo. Quem chega a ler o livro 2 (A Escolha dos Três), não consegue mais parar, porque é preciso entender onde toda aquela maluquice vai dar. Mais de uma vez eu sonhei com o universo único criado nessa saga e só sosseguei quando cheguei à última página do livro 7. Como todo livro de S. King, apresenta uma linguagem livre, um tanto absurda, por vezes recheada de palavrões, erotismo "duvidoso" e citações no mínimo bizarras, com reviravoltas violentas na trama, mas vale a pena. Aprendi a gostar (e muitas vezes ter raiva) do personagem principal, Roland Deschain, e de sua história macabra. E fiquei feliz quando soube que a Marvel estava lançando a História em Quadrinhos da série, o que se revelou uma grande decepção, já que, apesar de ser lindamente ilustrada, a HQ conta a trama de uma maneira resumida e não-cativante. Mas minha esperança voltou a se animar quando vi, recentemente, o anúncio de que "A Torre Negra" vai virar filme (3 filmes) e série de TV. Quem sabe eles não conseguem passar o enredo de uma forma mais profunda?
Os 7 livros da série são:
  1. A Torre Negra Vol. I - O Pistoleiro (1982)
  2. A Torre Negra Vol. II - A Escolha dos Três (1987)
  3. A Torre Negra Vol. III - As Terras Devastadas (1991)
  4. A Torre Negra Vol. IV - Mago e Vidro (1997)
  5. A Torre Negra Vol.V - Lobos de Calla (2003)
  6. A Torre Negra Vol.VI - Canção de Susannah (2004)
  7. A Torre Negra Vol.VII - A Torre Negra (2007)
Para quem se interessar em saber mais sobre a série, o site oficial em inglês é este AQUI. O Site brasileiro é horrível (AQUI), mas existem páginas de fãs boas, como esta DAQUI.

OBS: Todas as imagens foram retiradas dos sites citados.

2 comentários:

Letty disse... [Responder comentário]

Ainda vou tomar coragem e ler tds eles... :P

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

sim!!!! Sem esquecer de ler os que eu te falo toda semana: "O Historiador" e "A menina que roubava livros"!! ^^ :)

Related Posts with Thumbnails