segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio 40 graus

 Foto: Net

Esse pega-pra-capar no Rio de Janeiro, que está sendo enviado para as TVs do mundo inteiro, me fez pensar em várias coisas. Primeiro na forma como as coisas estão por lá, já há muito tempo. Tenho amigas que moram lá e a grande maioria morre de rir quando eu comento que tenho certo receio de ir ao Rio. Elas acham que é tudo exagero da televisão e que as coisas não são assim. Pode até ser que na maior parte do tempo "não sejam assim". Mas o Rio de Janeiro vive (ou está muito perto de) uma guerra diária. A situação às vezes chega quase a uma guerra civil. E não é só nas favelas e nos morros. Também os arrastões e a violência chegam aos bairros nobres. E em SP não é assim?  (alguém pode perguntar) - Aqui também tem muita violência, mas não tão aberta quanto a que vive o RJ. Lá chegou ao ponto que, quando as coisas não andam como os traficantes e mandantes querem, eles resolvem mostrar pra todo mundo quem é o chefe ali, com demonstrações de poder absurdas, atos verdadeiramente terroristas. E como lidar com isso? Eu não tenho a menor idéia, já que o assunto todo é muito complexo. O que se pode fazer? Entrar matando tudo e todos nos morros? Jogar uma bomba, fazer uma área de quarentena, tratar fogo com fogo? E a quantidade imensa de inocentes que morreriam, em caso de uma zona de guerra declarada, seria considerada como dano colateral? É difícil aceitar esse cenário. Mas ao mesmo tempo eu acho que o Brasil, que eu acredito estar sempre em evolução, não pode mais aceitar esse tipo de abuso que vem dos traficantes e donos de morros. Gostei muito da forma como foi feita a ocupação das favelas no Rio. Muito mesmo. Poderia ter sido melhor? Provavelmente. Sempre dá pra melhorar a forma de se fazer algo. Mas a situação estava num ponto em que, ou o Governo cedia, não transportando os presos para outros estados e retirando a polícia pacificadora dos morros, ou o Governo encarava a briga. E, sinceramente, estava passando da hora de bater de frente com esse bando de vagabundo! Que a polícia tem muita gente corrupta? Acredito que sim. Que tem gente boa e honesta? Não duvido nada disso. Mas como eu acredito que o Brasil tem se transformado para melhor, eu também preciso acreditar que situações como essa do RJ também vão sendo minimizadas, aos poucos. Que o problema foi resolvido nesses locais? Com certeza não! Mas cada vitória deve ser comemorada! Um passo de cada vez. E que se aproveitem desse momento "Tropa de Elite", onde os policiais são considerados "celebridades" e o que mais se ouve são jargões dos filmes. Mas não se esqueçam de que o RJ vive uma GUERRA que não deve ser menosprezada por uma vitória passageira. E com relação aos dois filmes, tão comentados, eu concordo em gênero, número e grau que quem ajuda criminoso também é bandido e merece o mesmo tratamento... e isso inclui os usuários eventuais de drogas.
Mas essa é só a minha opinião!

OBS: Quando eu penso no Rio, eu penso num dos lugares mais maravilhosos que eu já conheci. Sem dúvida uma das cidades mais lindas do mundo. É realmente uma pena o que ocorre por lá.

1 comentários:

Letty disse... [Responder comentário]

concordo 100%!
não tem oq fazer mais no rio, a não ser isso, igual qndo fizeram com aquela outra favela (esqueci o nome, seria vila isabel?) no rio.. que era uma das mais perigosas da cidade e hj, com um posto do BOPE no topo é tranquila, é lá em que fazem tds as filmagens em favela do RJ...
infelizmente as coisas tão difíceis, continuar vai ser mais difícil, mtos recursos gastos e tb favelas cada vez maiores... oq tinham essas? 30.000 habitantes? só a rocinha tem 1.000.000...
mas é isso aí msm! cada vitória tem q ser comemorada individualmente e a gente vai melhorando, nem que seja a passo de formiga!
estava falando hj com um amigo do RJ no skype ele falando q isso daí é só na tv, q não viu nada pegando fogo e etc., mas eu tb fico um pouco receosa de ir ao rio... não que aqui não tenha violência, mas eu sinto que em são paulo é mais localizado, vc sabe que em alguns lugares vc não vai, pricipalmente a noite, etc... no rio é meio generalizada... conheco gente que tomou tiro saindo de casa... difícil, né? :P
mas vamos lá! pra frente e avante! \o/

Related Posts with Thumbnails