segunda-feira, 27 de junho de 2011

5 dias em Praga

 
Falar de Praga não é fácil. Minhas memórias estão meio misturadas, já que lá foi onde aconteceu o "Congresso", motivo da minha viagem. Desde a época da faculdade, Praga é a cidade que eu mais queria conhecer, no mundo inteiro. Por que? Nem eu sei, ao certo. Provavelmente porque tive vários amigos que sempre citavam essa como uma das cidades maravilhosas. Uma amiga até dizia que Praga "tinha de tudo", de vida cultural, paisagens, vida noturna, cidades lindas nos arredores, etc. Só sei que essa é uma cidade com a qual eu sonhei, por muito tempo.

Chegamos a Praga super cansadas. Fomos ao Hotel (Hotel Rott - que era sensacional, mas também, pelo preço que pagamos...) e deixamos as malas lá, para corrermos ao Congresso. Foram 4 dias de congresso. Cada dia mais interessante que o outro. Quero deixar claro que esse é um Encontro muito específico, só para quem trabalha com transplantes na área de Diabetes. Portanto, os papas da área estavam lá. A cada virada de direção, dávamos de cara com um deles. Muito legal!

Sobre a cidade: não tive a chance de visitar como eu queria. Como eu comentei, o encontro durou 4 dias, e só fiquei 5 por lá. Mas coisas imperdíveis em Praga são: caminhar, caminhar e caminhar pela cidade! Passar pela praça principal "Old Town Square", ver a arquitetura, ver a ponte maravilhosa, as ruas, provar da comida local, ir ao castelo, à Catedral, à Igreja do Menino Jesus de Praga, passear pelo rio, conhecer o bairro Judeu, e por aí vai! Tivemos a chance de ir a um dos muitos concertos que acontecem por lá. Foi mágico! Estávamos numa sala linda, antiga, que antes era uma parte de uma biblioteca, e ouvimos música clássica tocada por um quarteto. Perfeito! Mesmo porque eles tocaram Canon, de Pachelbel, uma das minhas músicas favoritas! O jantar de Gala, do Congresso, também foi num casarão magnífico, desses que mais parecem uma pintura! Andar à noite por Praga tem uma aura de sonho, impressionante!

Outra coisa que vale a pena deixar claro é que Praga é uma cidade extremamente barata, se levarmos em conta os padrões europeus. Comida é muito em conta. Até o jantar, num restaurante todo chiquezinho que visitamos e comemos do bom e do melhor, saiu por cerca de R$50,00, por pessoa. Aqui no Brasil esse preço seria pelo menos triplicado. E por lá o que mais tem é esses colares e pingentes de pedras e muita coisa feita de Cristal Swarovski. Ótimo lugar para comprar lembrancinhas!

E as fotos vão conseguir mostrar toda a beleza que eu não soube ressaltar. Praga encerrou a minha temporada na Europa. Fechamendo com chave de ouro! Comecei pela elegância de Madrid, passei pela "furacão" Barcelona, e terminei nessa atmosfera idílica da República Tcheca. Lindo, lindo, lindo! Passeios muito bem aproveitados. Oportunidades pessoais e profissionais aos montes. E foi cheia de encanto e assombro que eu voltei ao Brasil... morta de cansaço, mas muito satisfeita!

 Old Town Square

Concerto

Relógio Astronômico

Uma das muitas praças

Atravessando a Ponte Carlos

A caminho do castelo

Igreja do Menino Jesus de Praga

 Vista da Ponte Carlos
Vista do Castelo de Praga

 Old Town Square

 
Por fim, os companheiros de parte da viagem!

FIM!

2 comentários:

Mikashi disse... [Responder comentário]

agora falta voltar...e vir a Portugal :) abraço amigo!!!

Bia disse... [Responder comentário]

Nossa, consegui viajar junto com vc... fiquei encontada e com ainda mais vontade de ir para lá!!! bjss

Related Posts with Thumbnails