terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vida de jaleco

Uma coisa que reparei, já que estou trabalhando numa área hospitalar, é que as pessoas usam jalecos e roupas de "Plantão Médico" em todos os lugares. No começo achei engraçado. Parecia coisa de seriado de TV. Eu chegando no trabalho e aparecia um batalhão de gente uniformizada nas roupinhas azuis ou verdes, correndo de lá pra cá. Depois comecei a achar estranho. A mesma roupa que eles usam nas clínicas/hospitais eles também usam pra ir e voltar de casa, pra ir ao banheiro, ir ao restaurante e não duvido nada que durmam com ela também. Chega a ser nojento.
Os jalecos são usados normalmente nos restaurantes. Jaleco e muitas vezes touca de proteção. No Brasil existe essa coisa das pessoas (principalmente médicos) acharem bonito sair vestindo avental. Quem tem um pingo de consciência sabe que essa é uma atitude extremamente idiota. Aqui nos Estados Unidos não é só um e outro que fazem isso não. MUITA gente usa uniforme completo e nunca vejo nenhuma placa proibindo. No banheiro então... ECA...
Um dia desses, tinha acabado de colocar luvas para fazer um experimento quando me lembrei que precisava buscar um caderno de anotações. Com a luva na mão, abri a maçaneta de uma porta. Alguém me chamou a atenção por isso e eu admito que morri de vergonha. Concordo que eu errei e normalmente não faria algo assim, mas acho que pelo fato da luva estar limpíssima e eu nem ter começado a usá-la, me fez esquecer as boas práticas. Ao mesmo tempo que eu dei razão, me deu uma vontade enorme de rir. A pessoa que me chamou a atenção costuma vagar com seu jaleco como se ele fosse parte do próprio corpo e, na verdade, quase nunca usa luvas ao fazer experimentos. Mais errado, impossível.
Bom, mas o certo é que deveriam fazer uma campanha educacional mais severa, mostrando que jaleco é um objeto de trabalho e deve ser confinado às áreas de laboratório e clínicas. Ser inteligente só pra algumas coisas, não faz o menor sentido.
Fonte: Net

5 comentários:

Gui (Guizeiro) disse... [Responder comentário]

Ei Campanha,

Me disseram que ai na norte america, usam pressão negativa (ou seria positiva) nas areas médicas, algo como o ar é todo retirado filtrado e então retorna sendo o ciclo limpo, os hospitais que frequentei ai são bem diferentes por exemplo do João XXIII, que alias sempre parece cenário de guerra... Conta mais!!!!! Bjs

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

Sim, Gui, mas só em determinadas áreas como alguns centros cirúrgicos e salas biolimpas para manipulação de material ultra estéril ou para lidar com microrganismos muito nocivos. Mas o que se vê é que as pessoas saem na rua com a mesma roupa que atendem os pacientes e vão aos restaurantes, Dunkin Donuts, Starbucks da vida, do mesmo jeito...

PERSEVERÂNÇA disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Gui (Guizeiro) disse... [Responder comentário]

Ana, concordo contigo..

Mas logo ai!!! parece haver desleixo?!? estranho pq outro dia usei bus em Detroit, ai o cara que entrou tossiu, um outro falou com o motorista que tinha um tuberculoso no onibus, foi o suficiente para todos descerem e esperarem um busão limpo, dizem que é comum isso ai nos meios publicos de trasporte, será que o jaleco ou roupas de hospital em ambiente comum traz tanto mal mesmo, eu sei lá , como leigo acho bem estranho a disparidade da preocupação do Brasileiro e do Estadunisense.. Beijo

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

Pois é.. não dá pra entender.. são tão rígidos com certas coisas e com outras não!

Related Posts with Thumbnails