terça-feira, 26 de novembro de 2013

Trilogia Millennium - Stieg Larsson

É bem provável que os próximos posts que aparecerão por aqui serão sobre livros, já que esse ano eu dei uma enorme sorte de escolher obras excelentes! Entre tanta coisa para ler, eu finalmente consegui espaço para a Trilogia Millennium, do escritor/jornalista sueco Stieg Larsson. Acho que foi a decisão mais acertada que fiz em um bom tempo!

A trilogia é composta de "Os Homens que não Amavam as Mulheres" (The Girl with the Dragon Tattoo), "A Menina que Brincava com Fogo" (The Girl Who Played with Fire) e "A Rainha do Castelo de Ar" (The Girl Who Kicked the Hornet's Nest), e todos os três se baseiam no mesmo núcleo de personagens e locais. Não entendi a necessidade de se mudarem os títulos, mas tudo bem.

Essa série é incrível e está, sem dúvida alguma, em primeiríssimo lugar na categoria dos melhores mistérios/thriller que já li. A história é bem fundamentada, detalhada, rica em personagens interessantes e possíveis. Talvez isso seja porque o autor era, assim como um dos personagens principais - Mikael Blomkvist - um jornalista que trabalhava numa pequena revista conhecida por expor as sujeiras de pessoas do poder na Suécia (sim, eles também têm corruptos por lá!). Portanto, conhecia bastante desse submundo, suas artimanhas, a política burocrática e facilmente manipulável... O resultado é uma imersão incrível nesse ambiente tão real. Apesar disso, demorei algumas semanas para ler os livros, pois sempre ficava repensando os diversos momentos descritos.

Já foram feitos 3 filmes suecos baseados nestes livros, mas eu assisti somente a versão americana do primeiro livro (os demais ainda não foram produzidos). O filme também é memorável, com a medida exata de suspense, carisma (ou a falta dele), ansiedade e ação.

O livro 1 é uma história em si. Já os demais, seguem uma mesma sequência de eventos. Em todos eles está presente a personagem mais enigmática que eu já conheci: Lisbeth Salander, um verdadeiro ícone andrógino e uma heroína "às avessas". 

Abaixo um texto em uma coluna Globo, sobre ela:


Trailer do filme americano:

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails