quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um calo no pé


Eu tenho um calo no pé que não para de crescer. Ele não cresce descontroladamente ou sequer precisa de cuidados especiais. Eu até diria que ele cresce um pouquinho bem pouquinho por mês, bem menos do que uma unha ou um fio de cabelo, mas o que importa é que ele está desenvolvendo e eu estou ficando preocupada. Não estou preocupada porque é um calo especialmente difícil de se tratar ou porque sinto uma dor aguda a cada passo que dou. Na verdade ele é facílimo de ser tratado e não me causa nada além de um leve desconforto quando atinge um certo tamanho. Mas é aí que mora o problema, eu não estou tendo tempo para cuidar desse calo.

Tá, chega de mentiras! Tempo eu tenho: na hora do banho, antes de dormir, na hora de ver um vídeo ou ouvir uma música, até mesmo enquanto eu planejo o meu dia de trabalho. Só que, no trabalho, meus afazeres andam um tanto quanto confusos e eu estou numa crise onde quase tudo que tento dá errado. Chego em casa desanimada com todas as coisas profissionais que não estão saindo como deveriam e fico pensando em como vou conseguir dar a volta nessa situação. Tomo banho me perguntando se guardei tudo da minha mesa no local certo e me visto sem saber se coloquei o meu caderno profissional em dia. Assisto um vídeo com um pouco de nó no estômago, porque no fundo eu deveria estar pensando em como resolver essa situação profissional chata que anda dominando minha vida. Ouço músicas para tentar desencanar um pouco do alarme que soa constantemente na minha cabeça, insistindo em me lembrar que em poucos meses eu terei que prestar contas de tudo que não fiz. E, antes de dormir, tento escolher qual a atividade me deixará com mais sono rapidamente, para que eu não entre em um loop interminável de insônia regada a preocupações. E, nesse contexto diário, eu sempre acabo esquecendo de cuidar do calo do meu pé.

Da mesma maneira, atualmente tenho fios indesejáveis a mais na minha sobrancelha. Fiquei de passar no salão de beleza na quarta-feira, mas não me lembro se era na quarta feira da semana passada, quando eu tive dor de estômago de tanto nervoso, ou na quarta que cheguei depois das 8 da noite em casa, e o salão já estava fechado de qualquer maneira. Também nunca lembro de cuidar das minhas unhas, que mais parecem unhas de vestibulandos, todas comidas e maltratadas. As roupas que tenho andam cada vez mais folgadas (afinal de contas, quem tem apetite com tanta coisa a ser feita) e é comum eu ter que sair à noite para comprar algo no supermercado porque não percebi que as compras do mês já se foram há algum tempo. Eu me prometi renovar a matrícula da academia, mas a promessa ficou perdida em Outubro, quando simplesmente me sentia cansada e irritada demais para me submeter aquele local de tortura estética. O produto de limpeza que preciso usar "urgente" na minha cafeteira ainda não foi comprado (já há 6 meses tento arrumar tempo para procurar por ele) e a bichinha ainda resiste bravamente. Ainda bem! O que seria de mim sem o meu café? Prefiro nem pensar.

Em perspectiva, o calo do meu pé, que cresce mais lentamente que o meu amor por jiló, me fez lembrar de como era bom ter cabeça para pensar em coisas práticas, simples e corriqueiras. Coisas que mantêm a sanidade e diminuem o nível de infelicidade quando a rotina parece massacrar. E, sim, preciso de cabeça para me concentrar em outras coisas, porque tempo eu tenho de sobra. Só não tenho, no momento, um nível adequado de inteligência emocional para aproveitar esses momentos e... e... e o quê, mesmo?

4 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse... [Responder comentário]

Feliz quinta-feira!!!
Excelente texto, parabéns!
Desejo felicidades.
Nicinha

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

Obrigada, Nicinha! Uma ótima semana para você também!

Guilherme Pereira disse... [Responder comentário]

Ana! Crônica sensível e com fácil desenrolar, tlvz tenha sido o ponta pé calejado pra continuar.. rs..

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

haha, tomara que sim! Arrumei um tempinho para cutucar o calo neste Natal!! =)

Related Posts with Thumbnails