quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os livros de 2013!

2013 foi um ano de ótimas leituras! Fechei o ano com 24 livros lidos e, felizmente, eu recomendaria a maior parte deles! O link abaixo leva para a página do Goodreads que mostra esses livros e, ao passar o mouse sobre eles, é possível ver quantas estrelas eu atribuí a cada um e acho que para quase todos eu escrevi uma opinião.


1 - Comecei Janeiro/13 lendo "O Grande Gatsby", do F. Scott Fitzgerald, um livro que é um daqueles super clássicos americanos, leitura obrigatória nas escolas de lá, e que estava parado na casa da minha mãe faz um tempão. Na verdade só pensei em lê-lo ao ver uma recomendação num blog de beleza (vejam só, boas dicas surgem em qualquer lugar!), mas achei interessante e uma diversão rápida. Não me empolguei tanto quanto alguns, que sugerem que a obra seja destacadas como uma das melhores já escritas... ele não entrou nem entre os melhores que já li, mas achei interessante, de qualquer maneira.

2 - O segundo livro que li foi o "The Highest Tide" do Jim Lynch, que acabei comprando numa promoção da Amazon.com e lendo pelo Kindle. O livro é simplesmente incrível! Conta a história de um garoto entrando na adolescência, que vive em uma praia e é apaixonado pela vida marinha ao seu redor. Achei especialmente bonitas suas descrições dos animais, o que deu vida à história daquele verão e de como os eventos se passaram. Recomendadíssimo!

3 - Reli "O Hobbit", do Tolkien, e gostei assim como já tinha gostado da primeira vez. O meu problema com esse livro é um só: não acho que ele reflete o universo da Terra Média tão bem quanto O Senhor dos Anéis e, sim, eu sei que é impossível comparar as duas obras, já que O Hobbit é um livro infanto-juvenil. Mas, por outro lado, acho difícil não comparar mesmo que sem querer. O Hobbit acaba sendo uma historinha fofinha, perto da complexidade dos demais livros do Tolkien sobre a Terra Média.

4 - Em seguida li "1822" (de Laurentino Gomes), um livro excelente que está mais para uma descrição muito interessante de fatos históricos ligados ao Brasil, durante o período da independência. Apesar de conter informações e bibliografia como uma tese, essa obra é muito fácil de ler e cheia de detalhes que acabam por humanizar a história!

5 - Duna, de Frank Herbert, é um clássico de ficção científica que já estava na minha lista faz muito tempo! Sempre quis entender porque existem tantos livros e uma série longa associada ao tema e, pelo que li, realmente a fama tem uma razão. A história é interessante, bem desenvolvida e apresenta um final aberto a mil possibilidades de continuação. Até agora só li esse volume.

6 - The Stand, do Stephen King (traduzido como A Dança da Morte) foi escolhido por acaso. Fui até o Google e pesquisei qual livro desse autor é o mais adorado pela legião de fãs que ele tem. Descobri que é esse. Não fazia ideia, sempre imaginei que seria O Iluminado ou A Torre Negra (ambos excelentes). Baixei pro Kindle esse livro gigantesco (mais de 1000 páginas) e, olha só, que é um suspense com elementos de terror simplesmente fantástico. A história começa com a propagação de um vírus que praticamente dizima os seres humanos. A partir daí, um grupo de sobreviventes começa a ter sonhos com entidades "boas" e "ruins" que acabam por influenciá-los e essas pessoas se encontram nessa jornada. Não falo mais nada pra não entregar spoilers. Vale MUITO a pena pra quem curte o gênero.

7 - Melancia, da Marian Keyes, é um livro que começa divertido, mas rapidamente eu percebi que era mais uma novelinha água com açúcar. Não que eu tenha desgostado, mas eu estava com uma expectativa meio alta. É o típico livro que ajuda a passar um tempinho. Equivale a ver novela! =)

8 - One Day, do David Nicholls, é simplesmente maravilhoso. Uma história que mostra a vida de dois amigos por 20 anos. Uma espécie de romance sobre o amadurecimento. Muito interessante e sem excesso de mimimi bobo. Talvez eu tenha gostado pela minha idade e pelo fato de ter tão fortemente me relacionado com a personagem principal! Resenha AQUI.

9 - Laços (Turma da Mônica), pelos irmãos Cafaggi. Se você lia as aventuras da Turma da Mônica na década de 80, essa HQ foi feita pra te emocionar. Simplesmente incrível e resgata aquela nostalgia das historinhas antigas!

10, 11, 12 - Apesar de não ter lido em sequência, vou colocá-los juntos: Trilogia Millennium (A Menina que Roubava Livros, A Menina que Brincava com Fogo, A Rainha do Castelo de Ar), do Stieg Larsson. Amei tanto que fiz até um post separado AQUI!

13 - Nuvem, do Cesar Nascimento. Um livreto de poemas que dá pra ler em 15 minutos e é uma gracinha!

14 - Coisas Frágeis 2 - Neil Gaiman. Li o livro 1 no ano passado, mas esse também é uma coletânea de contos. Uns ótimos, uns esquisitíssimos, bem padrão típico desse autor mesmo. Não é uma sequência, portanto nem é preciso ler na ordem.

15 - Se Eu Quisesse Viver Minha Vida Novamente (textos selecionados), do Rubem Alves. Livro bem curtinho contendo alguns parágrafos pequenos. Muito lindo, bom para dar de presente (assim como ganhei o meu!!!).

16, 17, 18 - Trilogia Hunger Games (Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança), da Suzanne Collins. Simplesmente fiquei de boca aberta, espantada com a mensagem desse livro para jovens adultos. Minha resenha está AQUI.

19 - A Dark Planetarium, de Scott William Cartner. Um livro que li no Kindle, em 10 minutos, pois só contém um conto interessante sobre um pai que faz de tudo pelo filho, que tem uma doença terminal.

20 - The Casual Vacancy (tradução: Morte Súbita), de J. K. Rowling. Ler esse livro foi uma experiência um tanto diferente. A Rowling escreveu Harry Potter e, após essa saga infanto-juvenil, muita gente foi ler esse livro achando que se tratava de um universo igual ou parecido. Acontece que esse é um livro adulto, com temas beeeem polêmicos e pesados. Fala do que ocorre numa cidade do interior da Inglaterra quando uma pessoa conhecida e importante "voz política" local morre. Eu lia e pensava: nem é tão bom assim. Mas essa é uma daquelas histórias que melhoram com o passar do livro e, num determinado momento eu só conseguia pensar: ela realmente sabe escrever! Mas, admito, levei mais da metade do livro pra realmente ficar super interessada.

21 - After the Snowfall, de Bryan Alaspa. Um livro que peguei gratuitamente, pro kindle, e achei fraquinho. A história não é ruim, mas é extremamente claro o que vai acontecer e, portanto, não prendeu muito minha atenção.

22 - Limites da Fundação, por Isaac Asimov. Esse livro é uma das continuações da Trilogia Fundação, que deve ser uma das melhores coisas que já li. E não decepciona em nada. Apesar de ter sido escrito cerca de 20 anos depois, manteve-se fiel aos livros iniciais. Sensacional e mereceu as 5 estrelas!

23 - Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai. Gente, que livro fofíssimo! A autora conta suas memórias de infância e adolescência, de quando vivia com a família em São Paulo. Adorei! Fácil de ler e super interessante!

24 - Vidas Secas - Graciliano Ramos. Um livro clássico, rápido de ler e muito triste. Um breve período de tempo na vida de uma família que sofre com a seca do sertão. O tempo todo tive uma sensação de "desesperança". Leia com o espírito preparado!

2 comentários:

Guilherme Pereira disse... [Responder comentário]

Ana admiro você, tbm. vou fazer uma lista de mais ou menos 10 livros que li ano passado.. Bj

Ana Campanha disse... [Responder comentário]

Oba, adoro novas indicações! Certeza que sua lista me dará ideias de outros bons livros.

Related Posts with Thumbnails